Na minha empresa está no ar uma campanha para que todos os colaboradores escrevam uma História de Superação. As cinco melhores ganharão prêmio.
Li algumas delas, e estranhei o que as Pessoas entendem por Superação.
A grande maioria conta passagens de suas vidas que enfrentaram uma doença, uma deficiência, a perda de alguém muito querido. Não entendo essas situações como superação. É claro que são difíceis, que precisa de muito esforço, dedicação e coragem para enfrentar, mas também são situações que serão superadas de uma forma ou de outra.
Existem situações que não temos escolhas. A força da vida é maior do que nossas vontades, aliás, se pudéssemos não passaríamos por aquilo. E não temos alternativa a não ser ir em frente.
Superação para mim é aquela situação que eu quero que aconteça, que eu vou atrás, que faço por onde, um aprendizado novo, um sonho a realizar, um vício a enfrentar, uma vontade a conquistar.
Querer aprender uma nova língua, e ter muita dificuldade, mas insistir, dominar os limites, estudar muito, treinar outro tanto, e conseguir chegar ao final do curso e saber falar o idioma que escolhi.
Apesar das barreiras, conseguir fazer todos os exames e tratamentos terríveis e conseguir ter o filho tão esperado e sonhado. Fazer a viagem dos sonhos, comprar a casa, concluir a faculdade, arranjar aquele emprego. Nossa! São tantas Superações na vida, no dia a dia, que não caberia aqui...
Encarar as vontades não tão nobres e supera-las, não deixar que elas nos domine. Conseguir parar de fumar, de falar da vida dos outros, de ser pessimista. Conseguir se aceitar, se perdoar, se acreditar. Olhar para o espelho e encontrar todos os nossos Talentos e nossos pontos a melhorar.
A Verdadeira Superação é aquela que a gente amanhece e anoitece pensando nela, cuidando de cada detalhe, enfrentando cada recaída, não desanimando nunca, porque valorizamos aquilo, tem um objetivo, quer chegar lá, quer poder olhar pra trás e dizer, eu consegui.
Em alguns momentos quase desisti, mas consegui. Hoje sou melhor, não só pela conquista, mas principalmente pelo Caminho, por cada passo, por ter tido coragem de enfrentar minhas sombras e minha Luz.
Por ter um ideal, e o ter perseguido.
Porque no final e a cabo, eu me Superei.
Deise Fernandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário