domingo, 29 de agosto de 2010

LEGADO

Faço parte de uma lista de Deficientes Visuais, onde partilhamos livros Digitalizados, e hoje chegou um livro com o título Legado, não abri o arquivo ainda, mas esse é um tema que me intriga já a algum tempo.

Qual será o Legado que eu deixarei.
O que tenho construído que de fato servirá de exemplo, orientação para os que virão depois de mim?
Como eu serei lembrada? Melhor, como eu sou lembrada hoje pelos que me conhecem?
Quando alguém fala de mim, o que será que vem na cabeça dessa pessoa como característica que me define?
Qual é a impressão que deixo nas pessoas?
Se pedisse para alguém me descrever, o que ela falaria?

É claro que tenho uma auto-imagem, mas será que é a mesma das Pessoas?
Será que eu me enxergo como os outros me enxergam?

Por outro lado, como eu vejo as pessoas?
O que guardo em mim como Legado das Pessoas que conheço?
Reconheço em mim pedaços da convivência que tenho com as Pessoas?

Como me lembro dos meus amigos e mesmo os conhecidos?
O que eles me ensinaram?

Quase nunca paro para pensar essas coisas, não tenho valorizado e reconhecido o quanto as Pessoas da minha Vida me ensinaram, me ajudaram a ser o que sou hoje.

São detalhes, uma frase, uma situação, um momento, mas que ficam gravados em nós o resto da Vida.

Tomara que eu esteja construindo um Legado.
Tomara que por onde eu passe deixe uma experiência boa.
Tomara que as Pessoas que me conheçam tenham boas recordações de mim.

Pelo meu lado, vou cada vez mais guardar lembranças boas das Pessoas que passarem por minha vida.
Vou prestar atenção e valorizar só os fatos positivos.
Vou agradecer a todos que me ensinaram alguma coisa, por mínimo que seja, mas com certeza compõe a Pessoa que sou.

Vou agradecer a Vida, pelas oportunidades, pelo aprendizado.
Vou me abrir para ensinar o que sei e aprender o que ainda não tive ocasião.
Vou querer solidificar meu Legado.
Vou pensar em escrever um livro com minhas experiências.

Deise Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário