quinta-feira, 1 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO

Comecei a Estudar em 1963, desde então quase não fiquei longe de uma Escola. Gosto imensamente de estudar, de ler, de aprender, de conhecer pessoas, experiências, e o ambiente Escolar trás essa oportunidade.

Toda minha experiência foi em sala de aula, com o professor, os colegas, a hora do recreio, (mais tarde do Intervalo), caderno, livros, lápis, anotações, perguntas ao professor, (muitas vezes morrendo de vergonha) mas sempre em carteiras e prédios Escolares.

Agora estou fazendo uma Pós em EAD, (Educação a Distância) e estou aprendendo outro jeito de Estudar.
Não tem mais sala de aula, nem professor na minha frente, nem mesmo os colegas sentados nas carteiras, mas oportuniza um grande aprendizado.

O curso começou a menos de um mês, mas já me desafiou a navegar em Blogs que falem desse tema, de assistir aulas que os professores filmaram (web aula), já li um monte de textos, apresentações, e aprendi muito! Muitas crenças e mitos que tinha desse jeito diferente de Aprender estão caindo por terra.
E o que mais me chamou atenção é o quanto estou sendo desafiada a me dedicar, pensar, e executar as tarefas.

Na sala de aula é mais fácil, lá o trabalho é do professor, e o aluno tem um papel muito mais pacivo, toda responsabilidade de transmitir o conhecimento, de motivar os alunos, de criar alternativas atraentes para a aula, fica com o professor. Nós alunos sentamos nas cadeiras e Esperamos e nos sentimos no direito de demonstrar nosso aborrecimento com a aula, muitas vezes saindo, conversando, não prestando a mínima atenção.
No EAD estou tendo que encontrar tempo para estudar, ler, refletir, responder os questionários, assistir as aulas. Na verdade estou sendo convidada a assumir a co-responsabilidade do meu Aprendizado.

Essa experiência também está me desafiando a contribuir com a Acessibilidade de Cursos EAD para Deficientes Visuais, o que ainda não é totalmente possível, mas certamente até o final dessa Pós encontraremos caminhos para isso.

Deise Fernandes


Nenhum comentário:

Postar um comentário