quinta-feira, 6 de setembro de 2012

EXCLUSÃO

.... Dessa forma, exclusão passa a ser entendida como descompromisso político com o sofrimento do outro. Bader Sawaia – As Artimanhas da Exclusão. Ao ler a frase acima no livro que por acaso chegou em minhas mãos, tive uma iluminação que há muito tempo não tinha. É isso! Toda Exclusão tem suas raízes firmemente presas no nosso descompromisso com o sofrimento do outro. Simples e doloroso assim. Doloroso porque pode gerar inúmeras interpretações, e na maioria das vezes equivocadas. Pode em um primeiro olhar parecer egoísmo. Essa caracteristica que tanto falam os psicólogos, religiosos, e que todos sabemos que temos e nos culpamos por sentir, mas nesse caso, pode não ser a explicação mais completa. Se queremos tudo de melhor para nós e nossa família, ao excluirmos, estamos nos privando do que essa Pessoa ou grupo pode nos ensinar, não parece incoerente? Tenho a impressão que no fundo somos mais frágeis do que egoístas. Não damos conta de tantas diferenças, tantos modos de vida, de jeitos, de formas, que a vida nos apresenta. Já não é fácil nos entendermos, de fato nos conhecermos, somos um Universo inexplorado e desconhecido. Temos sentimenos, reações, que nos assustam e nos deixam insetguros. Quantos de nós não damos conta do furacão que toma conta de nossos sentimentos e atitudes. Nesse mar de emoções, não é fácil nem simples, ainda temros que entender, aprender, ser empático com o outro, ainda mais o outro que é muito diferente do meu jeito de ser. É muito mais fácil desconsidrar. As vezes por medo de não dar conta, porque o outro somatisa o que sou eu. Outras vezes por falta de tempo, de paciência, de conhecimento, de coragem, de tantas coisas! A questão não é o Excluído, ele não tem parte nisso. A grande questão sou eu, no que acredito, no que estou prestando atenção na ocasião, no que me é mais confortável, no que me dá menos trabalho. Acredito que se sentir Excluído, talvez seja o caminho para repensarmos nosssas atitudes em relação aos que Excluo. Nada como a experiência na pele, ela é muito melhor do que um milhão de palavras e mecanismos de alerta. Seremos mais Inclusivos, na medida em que nos conhecermos mais e melhor. Cristo tinha absoluta razão: Amar ao Próximo como a ti mesmo. Deise Fernandes. 30 agosto 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário