domingo, 23 de maio de 2010

Desperdício

Acabar com o desperdício, é um grande passo para colaborarmos com Equilíbrio do Planeta.
Apenas deixar de comprar o que não precisamos, nos levará a um consumo menor, e por conseqüência menor extração de matéria prima das riquezas Naturais.

Tem lógica, faz sentido, é um argumento válido e entendível, mas como é difícil pratica-lo! Somos filhos do Capitalismo, onde o TER é muito maior do que acumular coisas que não precisamos.
Poder comprar, ter a casa cada vez maior, o carro do ano, a roupa da moda, ir as festas, viagens, nos trás a sensação de Poder, de Felicidade, de Plenitude. Faz-nos sentir uma Pessoa do nosso tempo, dentro do que é mais moderno e atual.

Teremos dificuldades de evitar as compras, o sentimento de Consumista.
Não vai ser fácil deixar de entrar em uma sapataria e comprar sapatos, bolsas, roupas em liquidação, aquelas que estão na moda, parece que não estamos vivas se deixarmos de fazê-lo.


Fomos educados a ter esse olhar e valorizar o material. O espírito, sentimentos, as ações generosas, ficam para os Espiritualistas, religiosos, ou em momentos que estamos muito fragilizados e debilitados e percebemos o quanto nos fazem falta esses bálsamos.

Nesses momentos, em geral de doenças, angústias, grandes decepções, conseguimos resgatar nossos sentimentos mais profundos, mas não dura muito tempo. Assim que melhoramos um pouco, voltamos as práticas já solidificadas dentro de nós.

Temos um grande desafio, precisamos encontrar um Caminho para Mudar o Olhar,elevar nossos pensamentos e transforma-los em ação efetiva, olhar em volta e perceber aquilo que é desperdício e conseguirmos viver com o suficiente.

Mas antes, precisaremos entender o que é Suficiente, com a cabeça do Consumo sem limites, não iremos avançar, nada vai melhorar.
Vamos ter que repensar nosso jeito de Olhar e aceitar a nós mesmos, de compreender o outro, de ser sensível e ver as mudanças na Natureza, de perceber o que está acontecendo com a nossa vida.

É um desafio considerável, mas se conseguirmos seremos conhecidos como a Geração que Salvou a Vida no Planeta.

Deise Fernandes.

Um comentário:

  1. Querida Deise,

    Gostei muito da postagem, pois a cada dia constato quanta coisa temos em nossas casas, em nossos armários e até em nossas mentes, que são inúteis e já deveríamos ter nos livrado, mas sempre estamos comprando, adquirindo....A televisão contribui com uma parcela muito grande neste quesito, pois as pessoas, muitas vezes, adquirem algo levadas por anúncios que viram na telinha. Coisas que não precisamos e passamos grande parte das nossas vidas sem elas. Também não podemos esquecer o desperdício de comida, de luz, água e tempo... Precisamos agir com mais consciência e educar as nossas crianças para que elas sejam mais seletivas e valorizem o que realmente é importante.
    Beijos,

    Valéria

    ResponderExcluir