domingo, 16 de maio de 2010

SUSTENTABILIDADE

Na semana passada participei da Conferência Internacional do Instituto ETHOS, que nesse ano teve o tema: “O MUNDO SOB NOVA DIREÇÃO”.
Durante quatro dias mais de 1000 pessoas ficaram dentro de um Hotel em São Paulo, ouvindo, aprendendo, dialogando, sobre a situação atual e as alternativas para a qualidade da Vida no Planeta, levando em consideração os aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Todos os palestrantes, cientistas e estudiosos do mundo Inteiro, trouxeram a urgência em mudarmos de crenças, de atitudes, de direção, do contrário estamos condenando a vida no Planeta para no máximo mais 100 anos. Alertaram que o Planeta continuará, não é a Terra que está correndo risco, mas a Vida que vai terminar. Os Seres Vivos do nosso Planeta não conseguirão sobreviver com as condições do clima, da poluição das águas, do ar e da terra.

Falaram sobre a Ética, de uma Democracia Comunitária e Planetária, da Afetividade, da disposição para a Paz, para a colaboração, cooperação, consumo consciente, visão sistêmica, da inclusão de todos os seres vivos como nosso irmão, como possibilidade única de enfrentarmos esse grande desafio. O maior que a Humanidade já enfrentou.

Aprendermos com os animais, como vivem, como enfrentam as dificuldades, respeitar o que nos garante a Vida, criar vínculos afetivos com todas as pessoas e todos os seres vivos, parar de pensar e trabalhar para a Guerra e se dedicar a PAZ, combater o individualismo, o egoísmo, o orgulho, a ganância, ainda é a única forma de conseguirmos parar com a destruição da Vida no Planeta, e depois revertermos ao máximo o que já fizemos, e que sabemos que nem tudo será possível recuperar.

Os Valores que deixamos de seguir desde o século passado, que levou a Falta de Cuidado com as pessoas e com o Planeta, e que ainda nos fazem falta para colaborar com a Vida no Planeta Terra, são aqueles que aprendemos desde a muito, mas que ainda não conseguimos de fato, colocar em prática.

Desta vez, não temos alternativa, chegamos no limite. Mudamos nosso jeito de ver e fazer as coisas ou Mudamos nosso Jeito de ver e fazer as coisas.
Ao contrário, não teremos história para contar. Não haverá Vida Humana no Planeta.


Deise Fernandes.

Um comentário:

  1. Olá Deise, hoje tive oportunidade de ler sua entrevista na Carreira e Sucesso, e cheguei até o seu Blog. Gostei muito dos seus depoimentos e do seu ponto de vista, é de pessoas como você que nosso mundo precisa!Obrigada por compartilhar seu ponto de vista.
    Um Grande Abraço.
    Daniela Carolina

    ResponderExcluir