domingo, 9 de maio de 2010

Dia das Mães

Hoje já li tantas mensagens para as mães! Com várias conotações, mas a maior delas é do amor Incondicional. Eu concordo, sei o quanto amo meus 3 filhos, mas quero trazer outra reflexão.
Na verdade, esse dia foi criado pelo Comércio. Para uma pessoa tão importante na vida de todos nós, criar um dia, uma data que podemos homenagia-la, é um prato cheio para mais vendas no comércio de toda ordem.

Não podemos deixar de ter essa consciência, mas esse dia trás também oportunidade de pensarmos nesse papel que a maioria das mulheres tem, e que as que não tem, exceto as que é opção, sofrem por não poder serem chamadas de mãe.

E sofrem de verdade! As que conheço sofre mais de não ser mãe dos que as mães sofrem com seus filhos.

Porque nenhuma de nós pode negar o quanto é maravilhoso ser mãe, e na mesma medida, (as vezes até mais) o quanto é sofrido em sê-lo.
Como dizia o poeta vinícius de Moraes: “ Filhos, melhor não te-los, mas se não te-los, como sabe-los.”

Em definitivo, ser mãe trás sofrimento, preocupação, angústia, e até desespero.
Em agosto do ano passado, meu filho andré, teve gripe que evoluiu para peneumonia. Ele sarou em uma semana, eu ainda estou doente por conta disso. Tive um desespero tamanho, perdi o chão, o ar, o equilíbrio de uma certa forma, que ainda não recuperei totalmente minhas forças físicas e emocionais.

Situações como essa acontece com todas as mães, todas que sofrem profundamente com a saúde de seus filhos, com sua segurança, quando saem para as baladas e festas e voltam de madrugada.

Meu Deus, quanto rezar!
Quando estão em dúvida de que faculdade fazer, e ao procurar no jornal o resultado do vestibular! O coração vem na boca. Nas entrevistas para emprego, na torcida de que encontrem um parceiro amoroso, atencioso, que o faça feliz.
A vida de mãe é rezar, pedir a Deus que os proteja, que os ajude, que os ilumine.

Estamos sempre com o celular ligado, mesmo de madrugada, aliás, principalmente de madrugada. E se precisarem de alguma coisa!

É comum nossos maridos ficarem de lado. Vamos sair para passear, mas depois de 2h, o pensamento vai para os filhos. Como será que estão se arranjando? Será que irão comer? Se agasalhar? E olha que meu filho caçula tem 21 anos!
Sei que não sou a única, quase todas as mães do mundo pensam assim.

Somos muito carinhosas, preocupadas, cuidadosas, ansiosas, algumas vezes exageradas na proteção e no senso de responsabilidade com os filhos.
Apesar de algumas diferenças de época, nossas mães foram do mesmo jeito, e as mães de nossas mães também, isto é, desde que o mundo é mundo, depois de sermos mães, parte de nossas vidas, de nossas preocupações e cuidados, ficam vinculadas aos nossos filhos.

Grande parte de nosso amor, de sentimentos, da parte boa que temos, também é por conta deles.

São eles que nos ensinam a ter paciência, como nenhuma outra experiência consegue.
Ser menos egoísta, ser mais carinhosa, atenciosa, desapegada, até mesmo ter mais vontade de melhorar pessoal e profissionalmente.
Ser mãe é uma enorme oportunidade de crescimento, de evolução.


Uma vez li em um pára-choque de Caminhão: SER MÃE É PADECER NO PARAISO.
Perfeita definição. É exatamente esse sentimento.

Sou mãe, porque meus filhos existem.
E essa é a mais forte experiência de Vida compartilhada, dedicada, amorosa que tenho.
É sem dúvida a experiência que me faz crescer todos os dias.

Filhos, obrigada por serem meus Filhos.

Deise Fernandes/ Mãe

Um comentário:

  1. Deise,

    Sempre pensei, e minha mãe vivia dizendo: "dia de mãe é todo dia". Tenho duas filhas e sempre quis ser mãe. Penso que quando somos mães, temos a oportunidade de acessar valores fundamentais para a nossa evolução espiritual, tais como: desprendimento, pensar na necessidade do outro, desejar ter a dor do outro, ficar feliz quando eles estão felizes, chorar quando estão tristes ou doentes, enfim, passar por cima dos nossos próprios desejos, adiar nossos planos, tudo para que eles sejam felizes. Não conseguiria passar por esta vida sem ter filhos, pois vale muito a pena.
    Beijos,
    Valéria

    ResponderExcluir