sexta-feira, 2 de abril de 2010

REDES DE RELACIONAMENTOS

Já ouvi falar que com a facilidade da tecnologia as Redes de Relacionamentos ficam cada vez mais fortes, mas nunca tinha experimentado essa força com tanta intensidade.

Para divulgar esse Espaço tenho visitado os endereços e cartões que acumulei nesses anos, e tenho sentido muito prazer em lembrar de pessoas que a muito não vejo, e que saudades sinto!
Tenho encontrado comentários nos textos de pessoas que gosto muito, outras que conheci a muito tempo, mas fazem anos que não nos vemos, outras que acabei de conhecer, e mesmo alguns que só pelo nome não me recordo.
Essa diversidade nos meus relacionamentos me empolga.

Por outro lado fico pensando, como seria bom se tivéssemos mais tempo para nos conhecer e nos relacionar mais e melhor.

São tantas pessoas que passam por nós, pelas nossas vidas, que de alguma forma nos deixa um pouco de si. No final das contas é a soma de todas elas que fazem de nós o que somos.

Sei de tudo isso, mas tenho que admitir que meus relacionamentos, mesmo os mais próximos, poderiam ser mais profundos. Deveriam ter mais o meu tempo e minha dedicação.
Conhecemos muita gente e somos extremamente sozinhos.

Carecemos de profundidade. A justificativa é que não temos tempo, mas na verdade, acho que não sei abrir todas as portas para o outro, não tenho coragem de me comprometer, de conhecer e me deixar conhecer, sem reservas, sem a necessidade de preservar a individualidade.

Vamos nos acostumando a superficialidade, ao passageiro, ao descartável, a nos preservar e acabamos tendo a mesma postura até em nossos relacionamentos.
Mesmo as Redes, dentre elas esse Blog é um jeito solitário e distante de me comunicar com meus amigos, escrevo daqui, e vocês lêem daí. Fazem comentários, eu leio ou respondo quando e se tiver vontade, e assim temos a ilusão de estarmos nos relacionando.
Ou melhor, estamos nos relacionando do jeito moderno, com o uso da Tecnologia.

É um bom começo, mas precisamos encontrar formas de voltarmos a dialogar, de ouvir o outro olho-no-olho, de contar histórias, de ouvir histórias, Nossa! Que vontade de ter esses momentos.
É nessa troca de energia pessoal frente-a-frente, que conseguimos de fato cultivar sentimentos.

Acho que estou em crise de saudosismo! Também pudera, amanhã é meu aniversário???

Deise Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário