quinta-feira, 10 de junho de 2010

ÁRVORES

Acredito que as árvores fazem parte da historia de todos nós.
Lembro-me perfeitamente da que foi minha companheira de infância, era bem grande, uma Mangueira e de Manga espada.
Ficava no quintal da minha vó, e servia de boas brincadeiras com meus irmãos nos dias que minha mãe nos deixava lá para fazer alguma coisa que nós não poderíamos estar juntos.
Tenho saudades, lembrando-me agora das brincadeiras, do quanto sua sombra era confortável, e seus frutos doces e saborosos. Os anos se passavam, eu crescia e lá estava ela sempre tão generosa.

Na Escola foi o primeiro desenho que consegui fazer, uma árvore, só depois desenhei a casinha.

No ginásio, (na minha época era Ginásio e não Ensino Fundamental) Aprendi que eram as folhas das árvores que faziam a tal da “fotossíntese”, coisa complicada de entender, mas que no final das contas eram elas que limpavam o ar.

No quintal da minha casa havia muitas árvores, a maioria de frutos, pêra, laranja, limão, mamão, nas casas das minhas amigas tinham também muitas árvores, nas Praças, ruas, estrada que levavam aos sítios e Fazendas, naquela época Estrada de Terra, eram cheias de árvores.
Árvore sempre fez parte de nossas vidas, e com elas os passarinhos.

E hoje, mais do que nunca elas precisam voltar a fazer parte de nossas Vidas, voltar a nascer em nossos quintais, nas Praças, nas ruas, e pasmem, nas Florestas!
Sempre aprendemos que Floresta é um espaço cheio de árvores, mas ultimamente até esse conceito está mudando.

Precisamos retornar as nossas origens, valorizar o que sempre foi tão generoso e amigo. Precisamos voltar a respeitar as árvores, e dar mais valor a elas em pé, do que deitadas.

Precisamos reconhecer que dependemos das árvores para muitas coisas, para que limpem o nosso ar, para que nos ajudem a evitar o Aquecimento Global, para que possamos voltar aos tempos de poder ir buscar um limão no quintal, uma laranja, ou mesmo a minha manga Espada.

Precisamos perceber a importância de plantar a idéia de viver O SIMPLES o natural com a inteireza da natureza, que sustentabilidade é viver de forma simples, na harmonia do homem com o homem e seu meio-inteiro ambiente.

Deise Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário